quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ALTEMAR DUTRA - BIOGRAFIA



Altemar Dutra de Oliveira nasceu em Aimorés - MG em 06 de Outubro de 1940 e Faleceu em Nova York em 09 de Novembro de 1983. Foi um cantor brasileiro de sucesso em toda a América Latina, interpretando obras como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte das canções de autoria da dupla Evaldo Golveia e Jair Amorim, foi progressivamente destacando-se no gênero musical bolero. De fato, veio a ser aclamado como o "rei do bolero" no Brasil.
Iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Colatina, no Espirito Santo, localidade para onde sua família havia-se mudado, cantando uma música de Francisco Alves. Antes de completar sua maioridade, seguiu para oRio de Janeiro, levando uma carta de apresentação para o compositor Jair Amorim, que o encaminhou a amigos do meio artístico. Tentou a sorte como crooner em boates e casas de espetáculos. Gravou seu primeiro disco na Tiger, com "Saudade que vem" (Oldemar Magalhães e Célio Ferreira) e "Somente uma vez" (Luís Mergulhão e Robert Moreira). Por volta de 1963, foi levado por Jair Amorim para o programa Boleros Dentro da Noite, na Rádio Mundial, e no mesmo ano Joãozinho, do Trio Yrakitan, levou-o para a Odeon, onde foi contratado. Logo atingiu os primeiros lugares nas paradas de sucesso com Tudo de mim (Evaldo Gouveia e Jair Amorim), tornando-se conhecido em todo o Brasil.

Em 1964 gravou com grande sucesso Que queres tu de mim, O trovador, Sentimental demais e Somos iguais (todas de Evaldo Gouveia e Jair Amorim). Destacou-se também na América Latina, fazendo apresentações em vários países e gravando um LP com Lucho Gatica: El bolero se canta así. Com suas versões em espanhol, chegou a vender mais de 500 mil cópias na América Latina. Depois de ter dominado as paradas de sucesso locais, a partir de 1969 passou a conquistar fãs de origem latina nos EUA. Em pouco tempo tornou-se um dos mais populares cantores estrangeiros nos EUA. Apresentava um show para a comunidade latino-americana, no clube noturno "El Continente", em Nova York, quando faleceu aos 43 anos.

Foi casado com a cantora Marta Mendonça, tendo dois filhos, Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior, este também a seguir carreira artística.

3 comentários:

Luiz Antonio Barbosa disse...

Meu caro Valdir, inicialmente quero parabenizá-lo pela iniciativa, espero que aceite.
Não sou fã de um determinado cantor ou tenho devoção por determinada música, gosto de quase todo tipo de música, isso não quer dizer que eu não tenha os cantores e musicas que mais gosto de ouvir.
Por ser de familia tradicional de músicos trato esso com devido respeito e muito carinho.
Todavia o que me trzz aqui em seu espaço, é para te passar umas informações um tanto quanto curiosas.
Primeiro é que moro em Mutum MG, e dizem os mais velhos inclusive meus familiares que o Altemar Dutra nasceu aqui, inclusive sustentam de pés juntos que tem irmãos aqui, e eles não negam tal fato, aliás comentam e se forem mesmo irmãos do Altemar por parte de pai, são mais de 5, conheço-os bem, e ja toquei no assunto com um deles e com possível tio (irmão do pai). Nunca falam da mãe de Altemar, aqui garantem, longe de mim qualquer forma de preconceito ou adjetivos que denigrem alguém, mas ela era conhecida como "Geralda Branca". Meu tio me disse que certa ocasião trabalhava numa obra perto da casa dela, e ela sempre falava com os trabalhadores "ô fulano! paga um pão p'ro Temaro!
Outro fato curioso, trabalhei muitos anos na CODESA e residi em São Torquato um periodo, como gosto de violão e faço meu barulho me enturmei com alguns dessa area (digamos seresteiros, porque não?), Nesse nosso grupo tinha um de nome Amadeu (conhecido como preto), que tinha um irmão marítimo de nome Getulio (ja falecido). Preto e outros garantiam que Altemar tinha vindo de Colatina e residido em São Torquato, e era chegado deles, inclusive fizeram muita seresta juntos nos bares daquele gostoso Bairro (que povo bom cara) antes de ír para o Rio. Enfim acho que é possível enriquecer sua pesquisa com as informações que lhe passei, caso sejam verdade, se não for a temperamos com muita dúvida.
Obrigado pelo espaço e aceite um forte e fraterno abraço.
Luiz Antonio Baebosa
Mutum-MG.

Anônimo disse...

Altemar Dutra é demais! Ele sempre estará vivo nas lembranças de quem aprecia seu trabalho. Parabéns pelo blog, é ótimo divulgar o trabalho deste grande intérprete da boa música brasileira.

Aprenda Arabe AQUI disse...

Tive a oportunidade de conhecer a Dona Geralda na época eu tinha meus 13 anos de idade e ela residia na Rua Aureliano Coutinho na Santa Cecilia uma pessoa incrível isto ocorreu por volta do ano de 83/84 bem antes do falecimento do Altemar Dutra